Seja bem-vindo
Salvador,26/06/2026

  • A +
  • A -

Fim da greve: garis retomam trabalho em Salvador após avanço nas negociações


Fim da greve: garis retomam trabalho em Salvador após avanço nas negociações


Depois de dias de preocupação com o acúmulo de lixo em vários bairros de Salvador, os garis e margaridas voltaram ao trabalho nesta terça-feira (23). A decisão aconteceu após avanços nas negociações entre sindicatos e empresas responsáveis pela limpeza urbana.

A paralisação fazia parte de uma mobilização nacional da categoria para pressionar o Senado Federal pela votação do Projeto de Lei 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas. O projeto busca garantir mais direitos para os trabalhadores da limpeza urbana, incluindo piso salarial nacional, redução da jornada de trabalho e aposentadoria especial.

Durante a greve, moradores de diversos bairros reclamaram do acúmulo de lixo nas ruas, principalmente em áreas mais movimentadas da capital baiana. Em alguns pontos da cidade, o cenário chamou atenção pela grande quantidade de resíduos espalhados.

Segundo representantes do Sindilimp-BA, a paralisação trouxe avanços importantes para a categoria, principalmente em relação ao diálogo com as empresas e à valorização dos trabalhadores. Após assembleia realizada nesta terça, ficou definida a retomada das atividades.

A Prefeitura de Salvador também chegou a pedir na Justiça o encerramento da greve, alegando que a coleta de lixo é um serviço essencial para a população.

Com o retorno dos garis, a expectativa é que a limpeza urbana seja normalizada gradualmente nos próximos dias, principalmente nas regiões mais afetadas pela paralisação.

O Suburbano Viu — Informação da nossa comunidade para o povo do Subúrbio e de Salvador.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.