Paralisação dos garis afeta coleta de lixo em Salvador nesta segunda-feira
Os moradores de Salvador devem ficar atentos ao descarte do lixo nesta segunda-feira (22). A coleta de lixo e alguns serviços de limpeza urbana foram suspensos por causa da paralisação nacional dos garis e margaridas, movimento que acontece em várias cidades do Brasil.
Segundo a Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana de Salvador), a paralisação acontece em apoio ao Projeto de Lei 4.146/2020, conhecido como “PL dos Garis e Margaridas”. A proposta pede melhores condições de trabalho para a categoria, incluindo piso salarial nacional, aposentadoria especial, jornada de 40 horas semanais e mais direitos trabalhistas.
Com a suspensão do serviço, vários pontos da cidade já começaram a registrar acúmulo de lixo, principalmente em áreas de grande circulação, como o Centro Histórico e regiões dos festejos juninos.
Para tentar diminuir os impactos, a Limpurb informou que antecipou parte da coleta que seria feita nesta segunda para o domingo (21). Mesmo assim, a orientação é que a população evite colocar lixo nas ruas enquanto durar a paralisação.
A Prefeitura de Salvador também informou que um plano emergencial foi preparado para tentar manter parte dos serviços funcionando e reduzir os transtornos na cidade. Até o momento, não há confirmação sobre quando a situação será totalmente normalizada.
Enquanto isso, moradores do Subúrbio Ferroviário e de outros bairros reclamam da preocupação com o aumento do lixo nas ruas, principalmente durante o período de São João, quando o movimento nas comunidades cresce bastante.
📍A recomendação é que a população colabore evitando descartar lixo em vias públicas até a retomada completa da coleta.





COMENTÁRIOS