Fim da greve: garis retomam trabalho em Salvador após avanço nas negociações
Depois de dias de preocupação com o acúmulo de lixo em vários bairros de Salvador, os garis e margaridas voltaram ao trabalho nesta terça-feira (23). A decisão aconteceu após avanços nas negociações entre sindicatos e empresas responsáveis pela limpeza urbana.
A paralisação fazia parte de uma mobilização nacional da categoria para pressionar o Senado Federal pela votação do Projeto de Lei 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas. O projeto busca garantir mais direitos para os trabalhadores da limpeza urbana, incluindo piso salarial nacional, redução da jornada de trabalho e aposentadoria especial.
Durante a greve, moradores de diversos bairros reclamaram do acúmulo de lixo nas ruas, principalmente em áreas mais movimentadas da capital baiana. Em alguns pontos da cidade, o cenário chamou atenção pela grande quantidade de resíduos espalhados.
Segundo representantes do Sindilimp-BA, a paralisação trouxe avanços importantes para a categoria, principalmente em relação ao diálogo com as empresas e à valorização dos trabalhadores. Após assembleia realizada nesta terça, ficou definida a retomada das atividades.
A Prefeitura de Salvador também chegou a pedir na Justiça o encerramento da greve, alegando que a coleta de lixo é um serviço essencial para a população.
Com o retorno dos garis, a expectativa é que a limpeza urbana seja normalizada gradualmente nos próximos dias, principalmente nas regiões mais afetadas pela paralisação.
O Suburbano Viu — Informação da nossa comunidade para o povo do Subúrbio e de Salvador.





COMENTÁRIOS